terça-feira, 3 de novembro de 2009

JORGE PEDRA VÍTIMA DA HOMOFOBIA

No domingo passado, dia 01 de novembro, Jorge Pedra, jornalista e apresentador do programa Fama e Sucesso teve um fim trágico. Foi duramente assassinado por um homem com que estava no motel Democrata, localizado no bairro Dois de Julho.

A morte de homossexuais tem sido constante na Bahia e alvo de protestos de toda a comunidade, pois em geral são crimes praticados por homens que, em claro gesto homofóbico, tiram a vida de outros homens. A intolerância, o machismo e a homofobia formam o tripé que está na base dos assassinatos envolvendo homossexuais, o que significa dizer que a cultura patriarcal que herdamos historicamente sustenta tais práticas.
Temos um outro grupo vulnerável, além das mulheres, que está na mira daqueles e daquelas que apresentam algum poder. Quando uma mulher ou homossexual reage, contrariando os propósitos do agressor, a resposta vem em forma de violência. Trata-se de um exemplo claro de exercício de poder por meio da força, derivado de uma sensação de desempoderamento e que em geral culmina com a morte. A frustração, diante de uma negativa, se transforma em agressividade e violência.
As mortes que envolvem homossexuais e mulheres originam-se de uma mesma ordem social que se baseia nas relação hierárquicas e assimétricas de gênero, submetendo uns em relação a outros. Esse modelo tem mostrado a sua falência através de episódios como esses, como o jornalista Jorge Pedra. Como ele, vários outros tem sido mortos por homens que, feridos em sua masculinidade, agride, humilha e mata.

2 comentários:

  1. Prezados,
    Vale ressaltar que esta homofobia está presente no cotidiano escolar. A cada dia percebo esta intolerância e machismo neste ambiente e, o mais revoltante é que muitos "educadores" reforçam direta/indiretamente esta situação. Por exemplo: quando o tema aparece na classe oprofessor manda deixar para lá? Interfere nas conversas dos alunos dizendo "isto é coisa de menina!"
    Acredito que a melhor maneira de amenizar tal problema crônico, deve começar na escola.

    Pró Jandira - Alagoinhas-BAHIA

    ResponderExcluir
  2. O cara foi morto por OUTRO GAY DENTRO DE UM MOTEL e o crime é "homofobia"?
    Homofobia é o caralho

    ResponderExcluir